SINDICATO DOS ÁRBITROS DE FUTEBOL DO DISTRITO FEDERAL

          O futebol profissional está cada vez mais competitivo, onde a preparação física atrelado a um vasto conhecimento técnico torna-se fundamental para o desenvolvimento do esporte mais praticado no país. Dentro deste contexto, incluo os árbitros, peça primordial para o desenrolar de uma partida de futebol.
A categoria profissional do árbitro de futebol passava por reformulações internacionais, A FIFA por intermédio dos seus instrutores percorriam o planeta levando mudanças, oferecendo oportunidade única de aprendizagem e aplicabilidade das 17 regras do esporte mais praticado no mundo.
          Sempre sofrendo questionamentos por sua atuação, o profissional do apito deve pautar-se pela lisura de seus atos e alicerçados pelo entendimento extraído das 17 regras do futebol. O caráter ilibado deste profissional o coloca em uma camada privilegiada da sociedade, onde valores éticos, morais e responsáveis, devem ser incorporados à pele.
          Seguindo essa tendência e com o espírito de unir a classe, surge em 14 de novembro de 1986, o Sindicato dos Árbitros de Futebol do Distrito Federal (SAF/DF). Os seus fundadores estavam comprometidos com o trabalho do árbitro dentro das quatro linhas do campo de jogo e nos bastidores, defender os interesses da categoria. O intuito dos primeiros sócios vinha emanado pela luta democrática a fim de proporcionar a igualdade e agregar mais filiados ao seu quadro associativo.
          A nossa arbitragem, recentemente foi apontada pela Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, como um celeiro de grandes árbitros com capacidade para comandar qualquer partida de futebol, fruto do trabalho ético e responsável dos seus diretores e para fortalecer ainda mais essa nota, o Distrito Federal conta com profissionais no quadro nacional.
          Atualmente o SAF/DF conta com aproximadamente 100 associados, mas no passado chegou a abrigar mais de 250 filiados e com muita garra conquistaram a sede da entidade localizada no Setor de Diversões Sul, além de outros benefícios como uniformes e convênios com outras instituições. O atual presidente, Jamir Carlos Garcez, garante que a classe está unida em prol do esporte do Distrito Federal, e assim como ele, parabenizo a todos vocês árbitros de futebol.